27 janeiro 2010

Artigo de opinião

Foi após ter assistido no fim-de-semana passado a um jogo da 3ª divisão, que pus mãos á obra e decidi escrever acerca de uma situação que em pouco dignifica o futebol. Falo como é óbvio do facto de os cartões amarelos neste tipo de divisões apenas serem contabilizados como efeito penalizador no decorrer do jogo, não existindo o problema de um jogador ficar impossibilitado de jogar devido á acumulação de amarelos. Este facto leva a que cada vez exista menos jogo jogado nas partidas destas divisões, pois assim ao colocarem-se a ganhar, os jogadores podem queimar tempo, havendo apenas a necessidade de uma gestão no que toca à distribuição de cartões amarelos pelos jogadores sob pena de se ver mostrado o indesejável vermelho, que impossibilita a presença de um elemento na partida seguinte. De certa forma compreende-se esta situação, muito pelo reduzido numero de efectivos que estas equipas possuem, a juntar ao facto de a maioria destes jogadores não viverem apenas do futebol, desempenhando as suas profissões no dia-a-dia, profissões essas que nem sempre permitem a presença destes atletas em todos os jogos, diminuindo logo aqui o numero de elementos para jogar.
É então aqui que entra a formação, que apesar de não existir em todos os clubes, pode muito bem servir de auxílio às equipas seniores, dando oportunidade a estes jovens de adquirirem mais experiência.
Por estas e outras razões penso que deveria existir uma penalização para a acumulação de cartões amarelos nestas divisões, claro que menos rigorosa que aquela que existe no futebol profissional, mas ainda assim um pouco mais justa.

Saudações desportivas

2 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Não sabia dessa inovação. Realmente é lamentável!
O futebol português continua a distinguir-se pela negativa!
Abraço.

Luis disse...

em vez dos habituais 5 cartoes amarelos poderiam por o dobro. Concordo com a existência de penalizações ;)